Alta Floresta - Mato Grosso | 22/10/2014 - 04:19h




Campo requerido.
Campo requerido.Formato inválido.
Campo requerido.

Receba novidades do Instituto Ouro Verde no seu e-mail, cadastre-se aqui:

Campo requerido.

Formato inválido.

Clique aqui para voltar

Alta Floresta sedia encontro de agricultores familiares e indígenas

Foto divulgação

16/12/2010

Ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de Dezembro, na chácara da Missão IDE, a cerca de 45 Km de Alta Floresta, o 1º Encontro de Avaliação e Planejamento do Projeto Sementes do Portal, coordenado pelo Instituto Ouro Verde e que tem como objetivo a recuperação de 1.200 hectares através de sistemas agroflorestais nos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Matupá e Terra Nova do Norte.

O encontro deverá reunir cerca de 100 representantes das comunidades envolvidas com o projeto. De acordo com Alexandre Olival, coordenador do Sementes do Portal, trata-se de um momento extremamente importante para avaliar os avanços conseguidos em 2010 bem como aprender com os erros para, em 2011, avançar ainda mais.

Alexandre destaca que em 2010 diversas ações foram realizadas, como a criação da Rede de Sementes do Portal da Amazônia e a estruturação de mais de 200 projetos de recuperação. “A criação da rede de sementes possibilitou a comercialização de cerca de R$ 250.000,00 em sementes florestais. Em Alta Floresta, por exemplo, somente o assentamento Jacamim conseguiu comercializar cerca de R$ 50.000,00 em sementes florestais. Isto representa um importante aumento de renda para as famílias”, reforça.

Com respeito aos projetos de recuperação, o Sementes do Portal apoiou 214 propriedades a recuperarem um total aproximado de 400 hectares, incluindo áreas de proteção permanente e áreas de reserva legal. Estas áreas estão sendo recuperadas utilizando-se a técnica da “muvuca” de sementes, na qual é feito um consórcio entre sementes florestais e agrícolas de maneira a conciliar a recuperação ambiental da área com o desenvolvimento de atividades econômicas.

As previsões para 2011 são ainda melhores. O Sementes do Portal deverá continuar suas ações e ampliar o trabalho nas comunidades. De acordo com o coordenador do projeto, “Estamos falando de um projeto que é uma verdadeira conquista dos movimentos sociais ligados a agricultura familiar. Sabemos dos desafios que ainda temos e momentos de avaliação como este são importantes para corrigirmos erros cometidos e seguir em frente”.

O Sementes do Portal é um dos projetos apoiados pelo Fundo Amazônia e prevê ações de capacitação e recuperação ambiental até 2013.

Por: Assessoria

16/12/2010 - 13h33min

Mais notícias [+]

© 2008 - 2014 - Instituto Ouro Verde - Todos os direitos reservados.
Fechar Janela
INSTITUTO OURO VERDE
Design e Desenvolvimento: